Se você está pensando em comprar uma furadeira para presentear ou para você mesmo, mas está em dúvida de qual modelo escolher, continue por aqui. Neste post, vamos falar sobre as principais diferenças entre a furadeira à bateria e a furadeira com fio. Depois de ler todo o conteúdo, você saberá como tomar a melhor decisão na hora da sua compra. Vamos lá?
Utilizada para perfurar superfícies de materiais diversos, a furadeira é uma ferramenta versátil, presente em diversos segmentos, como marcenaria, carpintaria, construção civil, decoração de interiores, serviços gerais de reparo e manutenção, artesanato, entre outros. Com ela, é possível realizar furos de diâmetros variados, de acordo com a necessidade do usuário.
Acontece que, hoje em dia, o mercado dispõe de uma variedade de modelos de furadeira à bateria ou com fio, de diferentes marcas e especificações, como potência, tamanho, peso, velocidade e outras características. Diante de tantas informações importantes que você deve considerar, um excelente ponto de partida é o modo de funcionamento da furadeira: com fio ou à bateria?
Com o intuito de descomplicar essa primeira decisão, vamos nos aprofundar mais nas diferenças entre os dois tipos de furadeira. Dessa forma, você identificará mais facilmente qual é a melhor escolha para atender às suas demandas ou às necessidades da pessoa que você deseja presentear. Boa leitura!
Furadeira à bateria: principais características
Devido à alimentação por bateria, esse modelo de furadeira apresenta uma série de vantagens para quem realiza muitos trabalhos externos ou dispõe de poucas fontes de energia fixas no ambiente de trabalho. Em outras palavras, a furadeira à bateria não depende de um ponto fixo de conexão com a rede elétrica para funcionar perfeitamente.
Confira a seguir quais são as principais vantagens de uma furadeira com funcionamento à bateria em relação à furadeira elétrica com fio.
Vantagens da furadeira à bateria
Sem dúvida, uma das principais vantagens que a furadeira à bateria oferece é a liberdade de movimentação. Afinal, dada a ausência de cabos e fios, o operador é capaz de se locomover pela área de trabalho sem as limitações de uma ferramenta conectada a uma fonte fixa de energia.
Isso também permite que o usuário da ferramenta realize trabalhos em regiões afastadas, onde não há acesso à rede elétrica, ou em locais onde a eletricidade está temporariamente indisponível, o que é comum em novas obras ou construções em reforma.
Além disso, as furadeiras à bateria reduzem o risco de acidentes, como um tropeço nos fios, por exemplo. Dessa forma, oferecem mais segurança não apenas ao operador, mas a todas as pessoas envolvidas na execução do trabalho.
Vale lembrar, no entanto, que as baterias têm duração limitada. Sendo assim, é fundamental planejar-se com antecedência quanto à duração das tarefas para não ficar sem a furadeira antes de concluir todas as atividades. A dica é ter sempre à mão uma bateria extra com carga completa a fim de evitar que isso aconteça.
Modelos de furadeira à bateria
1. Furadeira/Parafusadeira à Bateria WS2972.1 80A Wesco
O modelo WS2972 apresenta um mandril de aperto rápido, permitindo uma troca rápida de brocas, além de possuir velocidade variável e reversível. Com 21+1 configurações de torque, é possível ajustar a ferramenta conforme a necessidade da tarefa. Outra vantagem é a presença de uma luz LED, que facilita o uso em áreas com pouca luminosidade. Essa furadeira oferece um ótimo custo-benefício, sendo uma opção vantajosa para os usuários.
Acompanhada de acessórios úteis, a ferramenta inclui uma bateria 1.3Ah 18V, uma ponta bit dupla (phillips/fenda) e um carregador bivolt. O carregador permite uma carga completa em até 60 minutos, tornando o processo rápido e eficiente.
Dessa forma, o modelo WS2972 é um investimento altamente recomendado para aqueles que estão ingressando no universo da marcenaria, oferecendo qualidade, versatilidade e praticidade em uma só ferramenta.
2. Furadeira/Parafusadeira à Bateria 3/8″ (10mm) PFO-12LI Orix
A ferramenta PFO-12LI fabricada pela Orix é altamente versátil e eficaz tanto para apertar quanto para afrouxar parafusos em diversas superfícies de maneira rápida e segura. Além disso, ela é capaz de perfurar madeira com até 20mm de espessura e metais com até 10mm, atendendo às demandas do usuário em projetos de bricolagem simples ou até mesmo em trabalhos profissionais.
Com uma bateria 12V de 1.3Ah, o equipamento oferece uma autonomia suficiente para realizar várias tarefas sem a necessidade de recargas frequentes. Seu mandril de aperto rápido permite uma troca ágil de brocas, tornando o processo mais eficiente.
Acompanhada por um carregador bivolt e uma maleta de plástico para armazenamento e transporte, a PFO-12LI é uma escolha recomendada para quem está ingressando no mundo da marcenaria. Seu excelente custo-benefício possibilita a execução de tarefas básicas de forma prática e econômica, sendo uma das principais opções de ferramentas para iniciantes.
3. Furadeira/Parafusadeira à Bateria 3/8″ (10mm) DCD700C2 Dewalt
Em busca de uma furadeira à bateria prática e versátil? Então a DCD700C2 da Dewalt pode ser uma excelente opção para você ou para presentear. Com bateria de íons de lítio 12V MAX, o modelo oferece torque máximo de 24Nm e até 1.500 rotações por minuto (RPM).
Assim como outros modelos, o modelo DCD700C2 também funciona como parafusadeira. Conta com: mandril de 10mm (3/8″), duas velocidades mecânicas, 15 posições de torque, iluminação LED e design ergonômico.
Utilizada na perfuração de madeiras, com capacidade de até 25mm de diâmetro, e metais, com capacidade de até 10mm de diâmetro, é uma ferramenta elétrica com excelente custo-benefício. Além disso, pesa apenas 1,1kg, proporcionando um manuseio confortável durante toda a execução do trabalho.
4. Furadeira/Parafusadeira à Bateria 3/8″ (10mm) WS2555K Wesco
O modelo WS2555K de parafusadeira/furadeira à bateria Wesco possui mandril de aperto rápido com 10mm (3/8″), iluminação LED, velocidade variável e reversível e rotação para direita e esquerda. Diferentemente de muitos modelos de furadeira/parafusadeira, o WS2555K possui um indicador LED de carga de bateria, que ajuda o operador a identificar a necessidade de substituição.
Indicada para trabalhos profissionais leves ou projetos de bricolagem simples, produz até 750 rotações por minuto (RPM) e possui torque máximo de 12Nm, pesando apenas 1kg. Os acessórios que acompanham a WS2555K são: bateria de 1,3Ah 12V, carregador bivolt, dois soquetes, uma broca HSS, um adaptador para soquetes, um adaptador magnético e 10 pontas para parafusar fenda, Phillips e Torx.
Furadeira com fio: principais características
Assim como a furadeira à bateria, a furadeira elétrica com fio apresenta vários benefícios. Antes de utilizar a ferramenta, porém, você precisará se certificar de que há eletricidade disponível no local, com plugues de tomada próximos à área de trabalho. Além disso, verifique se a voltagem da rede elétrica corresponde à voltagem do equipamento para evitar danos à furadeira.
Acompanhe o conteúdo abaixo para saber quais são as vantagens da furadeira com fio e como ela se difere da furadeira à bateria.
Vantagens da furadeira com fio
A furadeira com fio se destaca, logo de início, por apresentar um desempenho mais constante que a furadeira à bateria, já que o fornecimento de energia para o equipamento é contínuo, através do fio conectado à tomada. Portanto, a menos que ocorra uma interrupção no abastecimento da rede elétrica, a performance da furadeira será a mesma do início ao fim.
Esta é outra característica interessante que favorece as furadeiras com fio: de modo geral, elas apresentam uma potência maior que as furadeiras à bateria. Para quem realiza trabalhos pesados, como perfurações em pedra ou concreto, por exemplo, esse modelo oferece mais força no movimento de rotação sem exigir esforços adicionais do operador.
Outro ponto muito positivo é que a furadeira elétrica com fio desobriga o usuário de ter baterias extras com carga completa ou carregadores sempre à disposição. Até porque ficar sem bateria durante a realização de um projeto implica na interrupção dos trabalhos e no atraso do cronograma, caso existam prazos.
Por outro lado, as furadeiras com fio podem ser maiores e mais pesadas que as furadeiras à bateria, além de apresentarem uma certa limitação aos movimentos do operador devido à extensão do fio ou proximidade de uma tomada no ambiente de trabalho.
Modelos de furadeira elétrica com fio
1. Furadeira/Parafusadeira 3/8″ (10mm) WS3231 Wesco
Se você está em busca de uma maneira eficiente para apertar e soltar parafusos, o modelo WS3231 da Wesco é uma excelente opção. Essa ferramenta elétrica oferece um desempenho impressionante tanto para tarefas profissionais quanto para uso doméstico, além de proporcionar um ótimo custo-benefício.
A Furadeira/Parafusadeira WS3231 Wesco está disponível nas voltagens 110V ou 220V e possui uma potência de 300W. Ela conta com um interruptor de segurança com trava, velocidade variável e reversível, mandril sem chave e incríveis 15+1 posições de torque, alcançando um torque máximo de 16Nm.
Com um peso de apenas 1,2kg, essa ferramenta é extremamente leve e ergonômica, o que garante um manuseio confortável e seguro mesmo durante longos períodos de uso.
2. Furadeira de Impacto 1/2″ (13mm) FIO-16 Orix
A Furadeira de Impacto 1/2″ FIO-16 Orix é uma poderosa ferramenta com 710W de potência, projetada para perfurar superfícies de alvenaria, metal e madeira. Seu mandril de 1/2 polegadas (13mm) permite uma fixação segura das brocas, e sua velocidade pode atingir até 3.200 rotações por minuto (RPM), o que a torna ideal tanto para uso profissional em marcenarias e carpintarias quanto para atividades domésticas.
A FIO-16 oferece a opção de reversão do sentido de rotação e variação de velocidade, permitindo que o usuário ajuste conforme sua necessidade específica. Além disso, conta com um limitador de profundidade e empunhadura lateral, garantindo maior controle e conforto durante todo o período de trabalho.
Com todas essas características, a Furadeira de Impacto FIO-16 Orix é um excelente investimento e também pode ser uma ótima opção de presente!
3. Furadeira de Impacto 3/8″ (10mm) WS3173 Wesco
A Furadeira de Impacto é especialmente recomendada para perfurar materiais resistentes, como concreto e pedra, devido à sua potência, desempenho, durabilidade e qualidade. Além disso, ela também pode ser utilizada em superfícies mais suaves, como plástico e madeira.
Essa furadeira é uma excelente opção de presente, pois sua versatilidade permite uma ampla gama de aplicações, sendo útil tanto para profissionais quanto para projetos de bricolagem. O modelo WS3173 possui uma potência nominal de 550W, com capacidade de atingir até 3.000 rotações por minuto e até 48.000 impactos por minuto.
Na loja Leo, você pode encontrar a Furadeira de Impacto WS3173 Wesco em duas versões de voltagem: 110V ou 220V.
4. Furadeira de Impacto 1/2″ (13mm) HP1630K Makita
4. Furadeira de Impacto 1/2″ (13mm) HP1630K Makita
Com potência de 710W, a Furadeira de Impacto com fio HP1630K Makita pesa apenas 2kg e acompanha uma maleta plástica extremamente prática para transporte e armazenamento da ferramenta e de acessórios adicionais.
Indicada para a perfuração de diferentes superfícies, possui capacidade de perfuração de 16mm em concreto, 13mm em aço e 30mm em madeira, alcançando até 48.000 impactos por minuto (IPM), na função impacto, e 3.200 rotações por minuto (RPM).
Apresenta mandril de 13mm (1/2″), dupla isolação, velocidade variável e rotação reversível, além de contar com chave do mandril, punho lateral e suporte da chave. Está disponível em duas voltagens: HP1630K 110V e HP1630K 220V.
Furadeira à bateria ou com fio: qual é a melhor?
A essa altura, você provavelmente já percebeu que não existe um modo de funcionamento melhor que o outro, mas sim aquele que mais se adequa às necessidades do seu cotidiano. Defina quais são as suas prioridades e avalie com atenção as especificações de cada modelo antes de realizar a sua compra.
Se você pretende ter uma ferramenta para trabalhos mais pesados, por exemplo, uma furadeira com fio certamente o deixará satisfeito com a potência da perfuração em superfícies duras. Especialmente modelos com a função impacto.
Para projetos menos complexos, que não exigem uma ferramenta tão robusta ou potente, a furadeira à bateria atenderá aos principais requisitos, sem dúvida. No entanto, é imprescindível manter as baterias carregadas e o carregador sempre por perto para evitar interrupções inesperadas.
Ainda que a maioria das pessoas associe a presença de fios à limitação na mobilidade durante a execução de um projeto, esse é um aspecto que influencia o cotidiano do operador de diferentes maneiras. Seja no âmbito profissional ou doméstico.
Agora que você sabe mais sobre as diferenças entre furadeira à bateria ou com fio, já descobriu qual é a melhor solução para o seu dia a dia ou para presentear a pessoa que você deseja? Comente abaixo! Confira também as opções de furadeiras disponíveis na Leo Madeiras e encontre a ferramenta que você tanto procura.
Leave a reply